O que é cyberbullying e como impedi-lo de acontecer: 10 coisas que os adolescentes querem saber sobre cyberbullying.

“O que você gostaria de saber sobre o cyberbullying?”

 

A UNICEF reuniu seus especialistas, e também especialistas internacionais em cyberbullying e proteção à criança, além de responsáveis pelo Facebook, Instagram e Twitter para responder às perguntas e dar conselhos sobre maneiras de lidar com o bullying online. As perguntas foram feitas aos jovens e milhares de respostas foram recebidas de todo o mundo.

 

 

O que é cyberbullying?

O cyberbullying é o bullying com o uso de tecnologias digitais. Pode acontecer nas mídias sociais, plataformas de mensagens, plataformas de jogos e telefones celulares. É um comportamento repetido, destinado a intimidar, irritar ou envergonhar aqueles que são alvos. O comportamento inclui:

 

  • espalhar mentiras ou postar fotos embaraçosas de alguém nas mídias sociais;
  • enviar mensagens ou ameaças prejudiciais através de plataformas de mensagens;
  • personificar alguém e enviar mensagens ruins para outras pessoas em seu nome.

 

O bullying cara-a-cara e o cyberbullying podem acontecer paralelamente. Mas o cyberbullying deixa uma pegada digital – um registro que pode ser útil e fornecer evidências para ajudar a interromper este tipo de abuso.

 

 

As 10 principais perguntas sobre cyberbullying:

1. Estou sendo intimidado online? Como identifico a diferença entre uma piada e o bullying?
2. Quais são os efeitos do cyberbullying?
3. Com quem devo conversar se alguém me intimidar online? Por que os registros da conversa são importantes?
4. Estou sofrendo cyberbullying, mas tenho medo de conversar com meus pais sobre isso. Como posso abordá-los?
5. Como posso ajudar meus amigos a denunciar um caso de cyberbullying, especialmente se eles não querem fazer isso?
6. Como interromper o cyberbullying sem abrir mão do acesso à internet?
7. Como evito que minhas informações pessoais sejam usadas para me manipular ou humilhar nas mídias sociais?
8. Existe uma punição para o cyberbullying?
9. As empresas de Internet não parecem se importar com o bullying online. Eles estão sendo responsabilizadas?
10. Existe alguma ferramenta antibullying online para crianças ou jovens?

 

 

Imagem: Unicef

 

1. Estou sendo intimidado online? Como identifico a diferença entre uma piada e o bullying?

 

UNICEF:

Todos os amigos brincam entre si, mas às vezes é difícil saber se alguém está apenas se divertindo ou tentando machucá-lo, especialmente online.

 

Às vezes, eles podem rir disso com “brincadeirinha” ou “não levar isso tão a sério”. Mas se você se sentir magoado ou pensar que os outros estão rindo de você, e não com você, a piada já foi longe demais.

 

Se continuar mesmo depois de você pedir para a pessoa parar e você ainda estiver chateado com isso, isso pode ser sinal de assédio. E quando o assédio moral ocorre online, pode resultar em atenção indesejada de uma ampla gama de pessoas, incluindo estranhos. Onde quer que isso aconteça, se você não estiver feliz com isso, não precisará defendê-lo.

 

Chame como quiser – se você se sentir mal e ele não parar, vale a pena obter ajuda. Parar o cyberbullying não é apenas chamar os agressores, mas também reconhecer que todos merecem respeito – online e na vida real.

 

 

Imagem: Unicef

2. Quais são os efeitos do cyberbullying?

 

UNICEF:

Quando o assédio moral acontece online, pode parecer que você está sendo atacado em qualquer lugar, mesmo dentro de sua própria casa. Pode parecer que não há escapatória.

 

Os efeitos podem durar muito tempo e afetar uma pessoa de várias maneiras:

 

  • Mentalmente – sentindo-se chateado, envergonhado, estúpido, até zangado
  • Emocionalmente – sentir vergonha ou perder o interesse pelas coisas que ama
  • Fisicamente – cansado (perda de sono) ou com sintomas como dores de estômago e dores de cabeça.

 

A sensação de ser ridicularizado ou assediado por outras pessoas pode impedir que as pessoas se manifestem ou tentem lidar com o problema.

 

Em casos extremos, o cyberbullying pode até levar as pessoas a tirar suas próprias vidas. O cyberbullying pode nos afetar de várias maneiras. Mas isso pode ser superado e as pessoas podem recuperar sua confiança e saúde.

 

 

Imagem: Unicef

3. Com quem devo conversar se alguém me intimidar online? Por que os registros da conversa são importantes?

 

UNICEF:

Se você acha que está sendo intimidado, o primeiro passo é procurar ajuda de alguém em quem confia, como seus pais, um parente próximo ou outro adulto de confiança.

 

Na sua escola, você pode contatar um conselheiro, o técnico de esportes ou o seu professor favorito. E se você não se sente à vontade para conversar com alguém que conhece, procure uma linha de apoio no seu país para conversar com um conselheiro profissional.

 

Se o assédio moral estiver ocorrendo em uma plataforma social, considere bloqueá-lo e denunciar formalmente seu comportamento na própria plataforma.

 

As empresas de mídia social são obrigadas a manter seus usuários seguros. Pode ser útil coletar evidências (mensagens de texto e capturas de tela de postagens em mídias sociais) para mostrar o que está acontecendo.

 

Para que o bullying pare, ele precisa ser identificado e informar que é a chave. Também pode ajudar a mostrar ao agressor que seu comportamento é inaceitável. Se você estiver em perigo imediato, entre em contato com a polícia ou os serviços de emergência em seu país.

 

 

Para que o bullying pare, ele precisa ser identificado e informar que é a chave.

 

 

Facebook / Instagram:

Se você está sofrendo intimidações on-line, recomendamos que você converse com um pai, professor ou outra pessoa em quem possa confiar – você tem o direito de estar seguro.

 

Também facilitamos a denúncia de qualquer bullying diretamente no Facebook ou Instagram. Você sempre pode enviar à nossa equipe uma denúncia anônima de uma postagem, comentário ou história no Facebook ou Instagram.

 

Temos uma equipe que analisa esses relatórios 24 horas por dia, sete dias por semana, em todo o mundo, em mais de 50 idiomas e removeremos tudo que for abusivo ou intimidador.

 

Esses relatórios são sempre anônimos. Temos um guia no Facebook que pode ajudá-lo a lidar com o bullying – ou o que fazer se vir alguém sendo intimidado. No Instagram, também temos um Guia dos pais que fornece recomendações para pais, responsáveis ​​e adultos confiáveis ​​sobre como navegar no cyberbullying e um hub central onde você pode aprender sobre nossas ferramentas de segurança.

 

Twitter:

Se você acha que está sendo vítima de cyberbullying, o mais importante é garantir sua segurança. É essencial ter alguém para conversar sobre o que você está passando.

 

Pode ser um professor, outro adulto de confiança ou um dos pais. Converse com seus pais e amigos sobre o que fazer se você ou um amigo estiver sendo vítima de cyberbullying.

 

Incentivamos as pessoas a denunciar contas que possam violar nossas regras. Você pode fazer isso nas páginas de suporte da nossa Central de Ajuda ou no mecanismo de relatórios no Tweet clicando na opção “Denunciar um Tweet”.

 

 

Imagem: Unicef

4. Estou tendo cyberbullying, mas tenho medo de conversar com meus pais sobre isso. Como posso abordá-los?

 

UNICEF:

Se você está enfrentando cyberbullying, falar com um adulto de confiança – alguém com quem você se sente seguro em conversar – é um dos primeiros passos mais importantes que você pode tomar.

 

Conversar com os pais não é fácil para todos. Mas há coisas que você pode fazer para ajudar na conversa. Escolha um horário para conversar quando souber que tem toda a atenção.

 

Explique a gravidade do problema para você. Lembre-se de que eles podem não estar tão familiarizados com a tecnologia quanto você, portanto, pode ser necessário ajudá-los a entender o que está acontecendo. Eles podem não ter respostas instantâneas para você, mas provavelmente desejam ajudar e juntos você pode encontrar uma solução. Duas cabeças sempre são melhores que uma! Se você ainda não tiver certeza sobre o que fazer, considere entrar em contato com outras pessoas de confiança. Muitas vezes, há mais pessoas que se preocupam com você e estão dispostas a ajudar do que você imagina!

 

 

Imagem: Unicef

5. Como posso ajudar meus amigos a denunciar um caso de cyberbullying, especialmente se eles não querem fazer isso?

 

UNICEF:

Qualquer pessoa pode se tornar vítima de cyberbullying. Se você vir isso acontecendo com alguém que você conhece, tente oferecer suporte.

 

É importante ouvir o seu amigo. Por que eles não querem denunciar o cyberbullying? Como eles estão se sentindo? Eles devem saber que não precisam informar nada formalmente, mas é crucial conversar com alguém que possa ajudar.

 

Lembre-se, seu amigo pode estar se sentindo frágil. Seja gentil com eles. Ajude-os a pensar sobre o que eles podem dizer e para quem. Ofereça-se para acompanhá-los se decidirem denunciar.

 

Mais importante, lembre-os de que você está lá para eles e deseja ajudar. Se seu amigo ainda não quiser relatar o incidente, ajude-o a encontrar um adulto de confiança que possa ajudá-lo a lidar com a situação. Lembre-se de que em certas situações as consequências do cyberbullying podem ser fatais.

 

Não fazer nada pode deixar a pessoa sentindo que todos estão contra eles ou que ninguém se importa. Suas palavras podem fazer a diferença.

 

 

Qualquer pessoa pode se tornar vítima de cyberbullying.

 

 

Facebook / Instagram:

Sabemos que pode ser difícil denunciar alguém. Mas nunca é bom intimidar alguém. A denúncia de conteúdo no Facebook ou Instagram pode nos ajudar a mantê-lo melhor em nossas plataformas.

 

O assédio moral e o assédio são altamente pessoais por natureza; portanto, em muitos casos, precisamos que uma pessoa nos relate esse comportamento antes que possamos identificá-lo ou removê-lo.

 

Relatar um caso de cyberbullying é sempre anônimo no Instagram e no Facebook, e ninguém nunca saberá que você nos informa sobre esse comportamento. Você pode denunciar algo que experimenta, mas também é fácil denunciar para um de seus amigos usando as ferramentas disponíveis diretamente no aplicativo.

 

Mais informações sobre como denunciar algo estão incluídas na Central de Ajuda do Instagram e na Central de Ajuda do Facebook. Você também pode informar seu amigo sobre uma ferramenta no Instagram chamada Restringir, onde você pode proteger discretamente sua conta sem ter que bloquear alguém – o que pode parecer duro para algumas pessoas.

 

Twitter:

Ativamos os relatórios de espectadores, o que significa que você pode fazer um relatório em nome de outra pessoa. Agora isso também pode ser feito para relatórios de informações privadas e de representação.

 

 

Imagem: Unicef

6. Como paramos o cyberbullying sem abrir mão do acesso à Internet?

 

UNICEF:

Estar online tem muitos benefícios. No entanto, como muitas coisas na vida, ela traz riscos contra os quais você precisa se proteger. Se você sofre de cyberbullying, pode excluir alguns aplicativos ou ficar offline por um tempo para ter tempo para se recuperar. Mas sair da Internet não é uma solução a longo prazo.

 

Você não fez nada errado, então por que deveria ser prejudicado? Pode até enviar aos agressores o sinal errado – incentivando seu comportamento inaceitável.

 

Todos nós queremos que o cyberbullying pare, o que é um dos motivos pelos quais a ciberbullying é tão importante. Mas criar a Internet que desejamos vai além de chamar o bullying.

 

Precisamos ter consideração pelo que compartilhamos ou dizemos que pode prejudicar os outros. Precisamos ser gentis uns com os outros online e na vida real. Cabe a todos nós!

 

 

Precisamos ter consideração pelo que compartilhamos ou dizemos que pode prejudicar os outros.

 

 

Facebook / Instagram:

Manter o Instagram e o Facebook seguros e positivos para a auto-expressão é importante para nós – as pessoas só se sentirão confortáveis ​​em compartilhar se se sentirem seguras. Mas sabemos que o cyberbullying pode atrapalhar e criar experiências negativas. Por isso, no Instagram e no Facebook, estamos comprometidos em liderar a luta contra o cyberbullying.

 

Estamos fazendo isso de duas maneiras principais. Primeiro, usando a tecnologia para impedir que as pessoas experimentem e vejam bullying. Por exemplo, as pessoas podem ativar uma configuração que usa tecnologia de inteligência artificial para filtrar e ocultar automaticamente comentários de bullying destinados a assediar ou incomodar as pessoas.

 

Segundo, estamos trabalhando para incentivar comportamentos e interações positivos, fornecendo às pessoas ferramentas para personalizar sua experiência no Facebook e Instagram. Restringir é uma ferramenta projetada para permitir que você proteja discretamente sua conta enquanto mantém um olho em um agressor.

 

Twitter:

Como centenas de milhões de pessoas compartilham idéias no Twitter, não é surpresa que nem todos concordemos. Esse é um dos benefícios, porque todos podemos aprender com discordâncias e discussões respeitosas.

 

Mas, às vezes, depois de ouvir alguém por um tempo, talvez você não queira mais ouvi-lo. O direito deles de se expressar não significa que você precise ouvir.

 

 

Imagem: Unicef

7. Como evito que minhas informações pessoais sejam usadas para me manipular ou humilhar nas mídias sociais?

 

UNICEF: Pense duas vezes antes de postar ou compartilhar qualquer coisa online – ele pode ficar on-line para sempre e pode ser usado para prejudicá-lo mais tarde. Não forneça detalhes pessoais, como seu endereço, número de telefone ou o nome da sua escola.

 

Aprenda sobre as configurações de privacidade de seus aplicativos de mídia social favoritos. Aqui estão algumas ações que você pode executar em muitas delas:

 

  • Você pode decidir quem pode ver seu perfil, enviar mensagens diretas ou comentar suas postagens ajustando as configurações de privacidade da sua conta.
  • Você pode denunciar comentários, mensagens e fotos prejudiciais e solicitar que eles sejam removidos.
  • Além de “não amigável”, você pode bloquear completamente as pessoas para impedir que elas vejam seu perfil ou entrem em contato com você.
  • Você também pode optar por ter comentários de certas pessoas para aparecer apenas para elas sem bloqueá-las completamente.
  • Você pode excluir postagens no seu perfil ou ocultá-las de pessoas específicas.

 

Na maioria das suas mídias sociais favoritas, as pessoas não são notificadas quando você as bloqueia, restringe ou denuncia.

 

 

Imagem: Unicef

8. Existe uma punição para o cyberbullying?

 

UNICEF:

A maioria das escolas leva o bullying a sério e agirá contra ele. Se você está sendo vítima de cyberbullying por outros alunos, informe-o à sua escola.

 

As pessoas que são vítimas de qualquer forma de violência, incluindo bullying e cyberbullying, têm direito à justiça e à responsabilização do ofensor.

 

As leis contra o bullying, particularmente no cyberbullying, são relativamente novas e ainda não existem em todos os lugares. É por isso que muitos países confiam em outras leis relevantes, como as contra o assédio, para punir os cyberbullies.

 

Em países que possuem leis específicas sobre o cyberbullying, o comportamento on-line que deliberadamente causa sérios problemas emocionais é visto como atividade criminosa. Em alguns desses países, as vítimas do cyberbullying podem buscar proteção, proibir a comunicação de uma pessoa especificada e restringir o uso de dispositivos eletrônicos usados ​​por essa pessoa para o cyberbullying, temporária ou permanentemente.

 

No entanto, é importante lembrar que a punição nem sempre é a maneira mais eficaz de mudar o comportamento dos agressores. Muitas vezes, é melhor se concentrar em reparar os danos e consertar o relacionamento.

 

Facebook / Instagram:

No Facebook, temos um conjunto de padrões da comunidade e, no Instagram, temos as Diretrizes da comunidade que pedimos à nossa comunidade para seguir. Se encontrarmos conteúdo que viole essas políticas, como no caso de bullying ou assédio, nós o removeremos.

 

Se você acha que o conteúdo foi removido incorretamente, também permitimos recursos. No Instagram, você pode recorrer da remoção de conteúdo ou conta através da nossa Central de Ajuda. No Facebook, você também pode passar pelo mesmo processo na Central de Ajuda.

 

Twitter:

Cumprimos fortemente nossas regras para garantir que todas as pessoas possam participar da conversa pública de forma livre e segura. Essas regras cobrem especificamente várias áreas, incluindo tópicos como:

 

  • Violência
  • Exploração sexual infantil
  • Abuso / assédio
  • Conduta detestável
  • Suicídio ou auto-mutilação
  • Mídia sensível, incluindo violência gráfica e conteúdo adulto

 

Como parte dessas regras, realizamos diversas ações de imposição quando o conteúdo está violando. Quando tomamos medidas de execução, podemos fazê-lo em um conteúdo específico (por exemplo, um Tweet individual ou uma mensagem direta) ou em uma conta.

 

Você pode encontrar mais sobre nossas ações de imposição aqui.

 

 

Imagem: Unicef

9. As empresas de Internet não parecem se importar com o bullying online. Eles estão sendo responsabilizadas?

 

UNICEF:

As empresas de Internet estão cada vez mais prestando atenção à questão do bullying online.Muitos deles estão apresentando maneiras de lidar com isso e proteger melhor seus usuários com novas ferramentas, orientações e maneiras de denunciar abusos online.

 

Mas é verdade que ainda é necessário mais. Muitos jovens sofrem cyberbullying todos os dias. Alguns enfrentam formas extremas de abuso online. Alguns tiraram suas próprias vidas como resultado.

 

As empresas de tecnologia têm a responsabilidade de proteger seus usuários, especialmente crianças e jovens. Cabe a todos nós responsabilizá-los quando eles não cumprem essas responsabilidades.

 

 

Imagem: Unicef

10. Existe alguma ferramenta antibullying online para crianças ou jovens?

 

UNICEF:

Cada plataforma social oferece ferramentas diferentes (veja as disponíveis abaixo) que permitem restringir quem pode comentar ou visualizar suas postagens ou quem pode se conectar automaticamente como amigo e relatar casos de bullying.

Muitos deles envolvem etapas simples para bloquear, silenciar ou denunciar o cyberbullying. Nós encorajamos você a explorá-los.

 

As empresas de mídia social também fornecem ferramentas e orientações educacionais para crianças, pais e professores para aprender sobre os riscos e maneiras de permanecer seguro online.

 

Além disso, a primeira linha de defesa contra o cyberbullying pode ser você!
Pense em onde o cyberbullying acontece na sua comunidade e as maneiras pelas quais você pode ajudar – aumentando sua voz, gritando intimidações, entrando em contato com adultos de confiança ou criando conscientização sobre o problema. Mesmo um simples ato de bondade pode percorrer um longo caminho.

 

Se você está preocupado com sua segurança ou algo que aconteceu com você on-line, fale urgentemente com um adulto em quem confia. Muitos países têm uma linha de apoio especial que você pode ligar gratuitamente e conversar com alguém anonimamente. Visite Child Helpline International para encontrar ajuda em seu país.

 

A primeira linha de defesa contra o cyberbullying pode ser você.

 

Facebook / Instagram:

Temos várias ferramentas para ajudar a manter os jovens seguros:

 

  • Opte por ignorar todas as mensagens de um agressor ou usar nossa ferramenta
  • Restrinja para proteger discretamente sua conta sem que essa pessoa seja notificada.
  • Modere comentários em suas próprias postagens.
  • Modifique suas configurações para que apenas as pessoas que você segue possam enviar uma mensagem direta.

 

E no Instagram, enviamos uma notificação de que você está prestes a postar algo que pode cruzar a linha, incentivando você a reconsiderar.

 

Para obter mais dicas sobre como proteger você e outras pessoas contra o cyberbullying, consulte nossos recursos no Facebook ou Instagram.

 

Twitter:

Se as pessoas no Twitter se tornarem irritantes ou negativas, temos ferramentas que podem ajudá-lo, e a lista a seguir está vinculada a instruções sobre como configurá-las.

 

  • Mute – remover os tweets de uma conta da sua linha do tempo sem seguir ou bloquear essa conta
  • Bloquear – impedir que contas específicas entrem em contato com você, visualizem seus tweets e sigam você
  • Reportar – arquivando um relatório sobre comportamento abusivo

 

Fonte: Unicef – Cyberbullying: What is it and how to stop it – 10 things teens want to know about cyberbullying.

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