Prevenção ao bullying por meio da ciência, política e prática.

O bullying tem sido visto por muitos como um rito de passagem entre crianças e adolescentes. Mas este tipo de situação não é uma parte normal da infância e agora é considerado apropriadamente um sério problema de saúde pública.

 

 

Reconhecendo isso, um grupo de agências federais dos Estados Unidos e fundações privadas solicitou às Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina a nomeação de um comitê de especialistas para realizar um estudo do que é conhecido e do que precisa ser conhecido para reduzir o comportamento de bullying e suas conseqüências.

 

 

Veja os pontos que serão abordados neste artigo:

 

 

O comitê apresentou suas conclusões e recomendações em seu relatório “Prevenir o bullying por meio de ciência, política e prática”. Abaixo as principais conclusões e recomendações do relatório:

 

 

• O bullying está associado a consequências prejudiciais a curto e longo prazo, tanto para os jovens que sofrem bullying quanto para aqueles que o praticam. Indivíduos que são perpetradores e alvos de bullying parecem estar em maior risco de obter maus resultados psicológicos e sociais.

 

• Embora a pesquisa sobre programas de prevenção ao bullying seja limitada, pesquisas emergentes indicam que algumas abordagens amplamente usadas, como políticas de tolerância zero, não são eficazes na redução do bullying. Programas escolares com múltiplos componentes, que envolvem todos os alunos e oferecem intervenções direcionadas para aqueles com alto risco de bullying, têm maior probabilidade de serem eficazes.

 

• As agências e outras partes interessadas devem usar definições comuns de bullying e coletar dados de vigilância entre diferentes grupos nacionalmente, a fim de preencher lacunas na compreensão do bullying e dos jovens envolvidos. Eles também devem promover o desenvolvimento, implementação e avaliação de programas de prevenção e intervenção contra o bullying baseados em evidências.

 

• Embora sejam necessárias mais pesquisas sobre sua eficácia, a lei e as políticas têm o potencial de desempenhar um papel significativo no fortalecimento dos esforços locais para prevenir, identificar e responder ao bullying.

 

 

Bullying e a mudança de conceito – O que é bullying?

Ao realizar seu estudo, o comitê optou por usar uma definição atual de bullying desenvolvida pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

 

 

“Bullying é qualquer comportamento agressivo indesejado de outro jovem ou grupo de jovens que não são irmãos ou parceiros de namoro atuais que envolva um desequilíbrio de poder observado ou percebido e seja repetido várias vezes ou com grande probabilidade de ser repetido”.

 

 

O bullying pode causar danos ou angústia aos jovens que são agredidos, incluindo danos físicos, psicológicos, sociais ou educacionais.

 

 

Embora o comportamento de bullying persista por gerações, o ambiente em que ocorre está mudando. Historicamente, o bullying ocorreu na escola ou em outros locais físicos em que alunos brincam e formam grupos de pares.

 

 

Nos últimos anos, no entanto, a tecnologia permitiu um tipo adicional de agressão – cyberbullying – que ocorre por meio de mídias sociais, mensagens instantâneas e outras formas de comunicação digital.

 

 

Além disso, os dados demográficos das cidades e vilas dos Estados Unidos (território analisado) estão em fluxo, resultando em grandes mudanças na composição étnica e racial das escolas em todo o país.

 

 

Grupos étnicos que são minorias numéricas parecem estar em maior risco de serem alvos de bullying, porque eles têm menos pares da mesma etnia para ajudar a afastar possíveis problemas. As escolas etnicamente diversas podem reduzir as taxas reais de bullying porque o equilíbrio numérico de poder é compartilhado entre muitos grupos.

 

 

O âmbito do problema bullying

Tem sido difícil para os pesquisadores determinar a extensão do bullying nos Estados Unidos. Os dados disponíveis indicam que o bullying na escola provavelmente afeta entre 18% e 31% das crianças e jovens e que a prevalência de vitimização cibernética varia de 7% a 15% dos jovens. Esses números são ainda maiores para alguns subgrupos de jovens particularmente vulneráveis, como jovens LGBT e jovens com deficiência.

 

 

Embora sejam intervalos, eles mostram que o bullying é um problema real que afeta um grande número de jovens.

 

 

Os conjuntos de dados nacionais (EUA) existentes se concentram principalmente nas crianças que sofrem bullying; eles contêm consideravelmente menos sobre os autores e nada sobre os espectadores. Também há uma falta de dados nacionalmente representativos para alguns grupos que correm maior risco de serem intimidados, como jovens LGBT e pessoas com deficiência.

 

 

As consequências do bullying

O bullying tem consequências a curto e a longo prazo e não pode ser simplesmente ignorado ou descartado como sem importância.

 

 

As evidências existentes sugerem que crianças e jovens vítimas de bullying sofrem uma série de problemas físicos, incluindo distúrbios do sono, preocupações gastrointestinais e dores de cabeça. Pesquisas emergentes mostram que o bullying também afeta o cérebro.

 

 

Embora essas conseqüências ainda não sejam totalmente compreendidas, há mudanças nos sistemas de resposta ao estresse e no cérebro associados à intimidação que aumentam o risco de problemas de saúde mental, além de afetar a função cognitiva e a autoregulação.

 

 

Ser intimidado durante a infância e a adolescência tem sido associado a efeitos psicológicos a longo prazo, como depressão, ansiedade e abuso de álcool e drogas na vida adulta. A pesquisa mostra que os autores também podem experimentar efeitos a longo prazo.

 

 

Crianças e jovens que intimidam outras pessoas são mais propensos a ficar deprimidos, realizam atividades de alto risco, como roubo e vandalismo, e apresentam resultados adversos mais tarde na vida, em comparação com aqueles que não intimidam. (No entanto, alguns jovens cujo assédio moral é motivado pelo estabelecimento de status no grupo de colegas não evidenciam resultados negativos.)

 

 

Indivíduos que intimidam outros e são intimidados parecem estar em maior risco de obter maus resultados
psicológicos e sociais.

 

 

Os jovens que estão envolvidos no bullying como agressores ou alvos são estatisticamente significativamente mais propensos a contemplar ou tentar o suicídio, em comparação com as crianças que não estão envolvidas no bullying. Até o momento, no entanto, não há evidências suficientes até o momento para concluir que o assédio moral seja um fator causal, ou o principal fator causal, nos suicídios de jovens.

 

 

A epidemiologia do suicídio é extremamente complexa e geralmente associada mais diretamente a problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. O bullying pode servir como um fator de risco para jovens que também estão enfrentando problemas de saúde mental.

 

 

O comitê também examinou a relação entre bullying e tiroteios nas escolas, concluindo que os dados não são claros sobre o papel do bullying como causa precipitante desses tiroteios.

 

 

Como prevenir e responder a demanda bullying?

Reduzir a prevalência de bullying e minimizar os danos que ela causa podem ter um impacto dramático no bem-estar e desenvolvimento das crianças. Muitos programas e políticas foram desenvolvidos, mas é preciso saber mais sobre quais tipos de programas serão mais eficazes e como essa eficácia difere entre os vários grupos de jovens.

 

 

A grande maioria das pesquisas se concentrou em programas universais, baseados na escola, que envolvem todos os alunos, independentemente de seu risco de bullying ou intimidação. Tais programas podem ensinar aulas de emoções socioemocionais na sala de aula, por exemplo, ou fazer com que consultores entrem nas salas de aula para modelar estratégias para responder ao bullying.

 

 

Os programas escolares multicomponentes, que combinam elementos desses programas universais com intervenções mais direcionadas para jovens em risco de assédio moral ou intimidação – por exemplo, ensinando habilidades socioemocionais mais intensivas ou abordagens de desencadeamento – parecem ser os mais eficaz na redução do bullying.

 

 

A pesquisa também revelou algumas abordagens que não parecem ser eficazes. Há pouca evidência de que políticas de tolerância zero amplamente usadas tenham coibido o bullying ou tornado as escolas mais seguras. Além disso, essas políticas podem levar à subnotificação de incidentes de bullying, porque a consequência imposta – normalmente suspensão ou expulsão – é percebida como muito severa ou punitiva, além de ser contraproducente e prejudicial para os alunos envolvidos. As políticas de tolerância zero devem ser descontinuadas, com os recursos direcionados para políticas e programas baseados em evidências.

 

 

Division Of Behavioral and Social Sciences and Education – Preventing Bullying Through Science, Policy, and Practice – (The National Academies of Science, Engineering, Medicine – May 2016)

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