O papel dos educadores no combate ao bullying.

Todos sabem que na medicina o diagnóstico correto é fundamental para o tratamento do paciente.
Uma análise mal sucedida pode colocar a vida da pessoa em risco, não é mesmo?

Assim como um parecer correto dá a oportunidade de cura, possibilitando as intervenções necessárias e corretas, assim é o diagnóstico de um caso de bullying, que é de extrema importância para a vida do aluno e o ambiente escolar como um todo.

Na maioria dos casos de bullying ocorridos dentro do ambiente escolar, a vítima se queixa da negligência e falta de atenção dos professores e gestores educacionais para as agressões sofridas, porém, a questão nem sempre é esta, e sim a falta de conhecimento a respeito do bullying. Os educadores, através de seu convívio diário com os alunos, tem em suas mãos a constante oportunidade de auxiliar na redução do bullying escolar.

Estudos comprovam que quando os alunos se sentem protegidos no ambiente escolar, e recebem a atenção devida dos professores em uma relação de individualidade construída com respeito e afeto, tendem a reduzir o processo de vitimização e melhorar consideravelmente a aprendizagem e reduzir a evasão escolar.

Para auxiliar os professores e profissionais da educação nesta luta, pesquisadores desenvolveram critérios básicos para o diagnóstico de bullying e também para diferenciá-lo de outras formas de violência.

Os principais critérios são: ações repetitivas contra a mesma vítima realizadas duas ou mais vezes; desequilíbrio de poder impossibilitando a defesa da vítima; ausência de motivos que justifiquem os ataques.

Pode-se também identificar alterações no comportamento da criança que sofre bullying, através dos seguintes indicadores:

• Demonstrar falta de vontade de ir à escola;
• Apresentar baixo rendimento escolar;
• Tornar-se uma pessoa fechada, arredia;
• Apresentar manifestações de baixa autoestima;
• “Perder’’ repetidas vezes seus pertences como dinheiro e material escolar;
• Evitar falar sobre os ocorridos ou dar desculpas pouco convincentes para tudo.

A luta contra o bullying é um processo muitas vezes lento, mas que com pequenas atitudes podem influenciar todo o ambiente escolar, ajudando alunos e evitando tragédias.

Saiba mais sobre o Programa Escola Sem Bullying!

 

Redação Abrace – Programas Preventivos

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Compartilhar:

Artigos relacionados

2 de setembro de 2024
Abrir bate-papo
Olá! Como podemos ajudá-lo?