Só se sabe a importância de um programa preventivo contra o bullying quem realmente foi ou é vítima desta violência. Pode-se até imaginar a necessidade ou até se compadecer diante desta situação, porém as pessoas que sofrem ou sofreram sabem o quanto um trabalho bem feito de prevenção pode mudar vidas.
A prevenção é e sempre foi a melhor forma de combater esta prática, visto que na intervenção do bullying o indivíduo geralmente já obteve alguns danos psicológicos. Na prevenção pode-se evitar sofrimentos psíquicos ainda maiores.
Acredita-se que prevenindo atitudes e eliminando comportamentos agressivos seja possível formar cidadãos sensatos, livres de preconceitos, determinados e mais seguros, que saibam lidar melhor com o cotidiano sem fazer o uso de agressões físicas, verbais e psicológicas.
Empresas preocupadas em prevenção como a Abrace – Programas Preventivos, que tem a finalidade de atender a sociedade principalmente no âmbito escolar mostram estatisticamente que a realidade do bullying está presente em escolas públicas, privadas, independente da faixa etária, nível socioeconômico e cultural.
Programas assim resolvem e amenizam não somente a situação da escola, mas de uma sociedade que vem adoecendo por conta de agressões verbais que culminam em agressões físicas e consequentemente abalam a estrutura psíquica do sujeito afetado.
É preciso que a agressão de hoje seja evitada, para que o agredido não possa se transformar no agressor amanhã gerando um ciclo constante entre agressor x agredido.
Mônica Condessa e Yuna Prado – Pedagoga e Psicóloga.