Espectadores também participam da dinâmica do bullying?

 

Quando falamos a respeito da dinâmica do bullying, costumamos lembrar apenas da pessoa que pratica e da que sofre. Mas, na maioria das vezes, o comportamento bullying sempre tem mais envolvidos. Eles são chamados espectadores.

 

 

Espectadores do bullying

Espectador do bullying, é alguém que testemunha a prática, seja pessoalmente ou online. Amigos, estudantes, colegas, professores, funcionários da escola, pais etc, podem ser observadores. Quando falamos sobre bullying virtual, o cyberbullying, até estranhos podem ser considerados espectadores.

 

 

Quando os jovens estão envolvidos na prática do bullying, eles podem desempenhar papeis muitos diferentes dentro dessa situação. Testemunhar o bullying acontecer é sempre perturbador e afeta também os espectadores, ou seja, aqueles que presenciam o bullying.

 

 

A boa notícia é que espectadores têm o potencial de fazer uma diferença positiva em uma situação de bullying quando vêem o que acontece e intervém de alguma forma. Interromper pessoalmente a prática do bullying não é recomendado, mas utilizar o que viu para pedir ajuda contando para alguém de confiança, ou ainda incentivando quem sofre bullying a contar sobre o ocorrido é um grande e importante passo.

 

 

Pessoas que sofrem bullying costumam se sentir ainda mais sozinhos porque há testemunhas que não fazem nada. Quando ninguém intervém, a pessoa que sofre pode sentir que os espectadores não se importam ou até concordam com o que está acontecendo. Há muitas razões pelas quais um espectador pode não interferir, mesmo que acredite que a atitude esteja errada. Eles podem ter medo de retaliação ou de se tornar também um alvo de bullying. Eles podem temer que caso se envolvam tenham consequências negativas.

 

 

Quando alguém age quando testemunha bullying, sua atitude faz uma grande diferença para alguém que está sendo intimidado. Quando os jovens que sofrem bullying são defendidos e apoiados por seus colegas, ficam menos ansiosos e deprimidos do que aqueles que não o são.

 

Há muitas coisas que os espectadores de bullying podem fazer para ajudar:

  • Questione o comportamento de bullying: coisas simples, como mudar de assunto ou questionar o comportamento, podem mudar o foco;
  • Use o humor para dizer algo engraçado e redirecionar a conversa;
  • Não participe da situação. Dar risada, comentar com outros sobre o que aconteceu apenas dissemina a prática do bullying;
  • Saia de perto, quando pessoas que praticam bullying não têm plateia, costumam perder forças e incentivo para fazê-lo.
  • Faça companhia para a pessoa que é o alvo do bullying para ajudar a difundir possíveis interações;
  • Fale para a pessoa que foi intimidada e diga que você não concorda e se importa com ela, isso faz toda a diferença.
  • Conte sobre o que está acontecendo para uma pessoa de confiança e que possa ajudar;
  • Incentive a pessoa que sofre bullying a também buscar ajuda e contar sobre o que tem passado.

 

 

Na implementação do Programa Escola Sem Bullying nas escolas, sempre enfatizamos a importância que os espectadores têm em relação à dinâmica do bullying. Trazê-los a consciência de que não fazer nada a respeito, é tornar-se um coparticipante daquele tipo de agressão.

 

 

Professores, escolas e educadores podem ajudar os jovens a aprender a ser mais do que apenas espectadores, mostrando e ensinando a respeito de ética e moral. Estratégias para atender às necessidades especiais dos alunos na escola também podem ajudar a evitar o bullying e ter resultados positivos para todos os alunos, especialmente táticas que usam uma abordagem de equipe, promovem relacionamentos com colegas e ajudam os alunos a desenvolver empatia. Quando os espectadores entendem que não participar , não apenas ajuda os alvos do bullying, mas também mostra a outros espectadores como agir para impedir ou combater o bullying.

 

 

Bystanders to bullying – Stop Bullying
Livro Bullying, Ética e Direitos Humanos 

 

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Compartilhar:

Artigos relacionados

7 de abril de 2024
Abrir bate-papo
Olá! Como podemos ajudá-lo?