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Seja bem-vindo!

Abrace – Programas Preventivos®

(41) 3319.1390
[email protected]

Av. João Gualberto 1721 – Sl. 55

Curitiba/PR | CEP – 80.030.001

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Programa Escola Sem Bullying®

Escola Sem Bullying® é um programa de ação interdisciplinar que fornece subsídios teóricos e metodológicos de combate e prevenção ao bullying no ambiente escolar. Seu conteúdo está alinhado à Lei Federal nº 13.185/2015, de Combate à Intimidação Sistemática, e sua metodologia é uma fusão entre as metodologias da Abrace e do Olweus Bullying Prevention Program® – programa com mais de 30 anos de pesquisas sobre o tema, implementado em milhares de escolas nos Estados Unidos e em outros países do mundo.

 

Com uma grade que inclui cursos de capacitação, palestras, planos de aula, livros paradidáticos, políticas pedagógicas de prevenção, aplicativos para combater o bullying e cyberbullying e apoio na intervenção e mediação de casos de bullying, o programa oferece suporte completo às escolas e redes de ensino, contribuindo para que a situação de violência deixe de ser rotina na vida de estudantes, pais e professores.

Abrace é a instituição tradutora e editora dos materiais do OBPP para sua aplicação no Brasil, tendo especialistas e consultores do Programa no país.

Universidade parceira no desenvolvimento de pesquisas, conteúdos e métodos do Olweus Bullying Prevention Program®.

Ganhador do prêmio Pacto Global Brasil (800 inscritos, 13 premiados) nas categorias “Educação de Qualidade”, “Paz, Justiça e Instituições Eficazes”, “Parcerias e Meio de Implementação”.

A Abrace – Programas Preventivos é especialista em Práticas Restaurativas pelo International Institute for Restorative Practices (IIRP).

Como instituição oficial de apoio da Frente Parlamentar de Combate ao Bullying e Outras Violências, a Abrace presta auxílio no desenvolvimento de políticas públicas sobre o tema.

Em 2019, a Abrace – Programas Preventivos marcou presença no Fórum Mundial Antibullying, em Dublin, como uma das instituições palestrantes, única brasileira.

A Abrace foi reconhecida pela UNESCO, em 2017, como programa referência de combate e prevenção ao bullying no Brasil. Em 2019, a agência da ONU apoiou a presença da instituição no Fórum Mundial Antibullying.

Selo Social 2017 para o Programa Escola Sem Bullying, certificado responsável pelo reconhecimento de boas práticas, além do compromisso social de empresas e entidades sociais.

 Abrace é a instituição tradutora e editora dos materiais do OBPP para sua aplicação no Brasil, tendo especialistas e consultores do Programa no país.

Universidade parceira no desenvolvimento de pesquisas, conteúdos e métodos do Olweus Bullying Prevention Program®.

Ganhador do prêmio Pacto Global Brasil (800 inscritos, 13 premiados) nas categorias “Educação de Qualidade”, “Paz, Justiça e Instituições Eficazes”, “Parcerias e Meio de Implementação”.

A Abrace – Programas Preventivos é especialista em Práticas Restaurativas pelo International Institute for Restorative Practices (IIRP).

Como instituição oficial de apoio da Frente Parlamentar de Combate ao Bullying e Outras Violências, a Abrace presta auxílio no desenvolvimento de políticas públicas sobre o tema.

Em 2019, a Abrace – Programas Preventivos marcou presença no Fórum Mundial Antibullying, em Dublin, como uma das instituições palestrantes, única brasileira.

A Abrace foi reconhecida pela UNESCO, em 2017, como programa referência de combate e prevenção ao bullying no Brasil. Em 2019, a agência da ONU apoiou a presença da instituição no Fórum Mundial Antibullying.

Selo Social 2017 para o Programa Escola Sem Bullying, certificado responsável pelo reconhecimento de boas práticas, além do compromisso social de empresas e entidades sociais.

Mas, o que é bullying?

Segundo Dan Olweus, bullying é um conjunto de comportamentos agressivos, intencionais e repetitivos, expressados por um ou por vários alunos contra outro ou outros, que acontecem em uma relação desigual de poder ou força física em alunos que têm dificuldade em se defender. O bullying ocorre sem motivação evidente, causando dor, angústia, sofrimentos, insegurança e desequilíbrio psicológico, com graves repercussões para a saúde mental e para o desenvolvimento biopsicossocial dos envolvidos.

Esse hábito condenável muitas vezes é confundido como parte do processo de crescimento do ser humano e, por isso, é ignorado. Entretanto, a cada dia aumentam as estatísticas de consequências graves decorridas da prática do bullying.

De acordo com pesquisa realizada pelo IBGE, dois em cada dez estudantes brasileiros de 13 a 15 anos admitem praticar bullying com os colegas. 

No início de 2013, um estudante de 16 anos assassinou o colega dentro da escola após o segundo utilizar as redes sociais para chama-lo de homossexual. Esse é um exemplo dentre muitos que justificam a importância de debater e propor soluções eficientes para o tema.

É o papel de educadores e gestores de ensino se engajarem na luta contra o bullying, já que na vasta maioria das vezes ele ocorre entre crianças e adolescentes dentro das escolas.

DOS ALUNOS SE
ENVOLVEM EM
CASOS DE BULLYING

Fonte: Pesquisa IBGE

DESSES, 1 EM CADA
5 É AGRESSOR

Fonte: Pesquisa Abrace –

 Programas Preventivos

DOS ESTUDANTES
SOFRERAM OU
PRATICARAM BULLYING
NO BRASIL EM 2016.

Fonte: Pesquisa Abrace – 

Programas Preventivos

Público-alvo

O programa Escola Sem Bullying® engloba diferentes níveis de atuação: escola, sala de aula e aluno, incluindo também o envolvimento dos pais e da comunidade no combate e na prevenção à violência e à intimidação sistemática.

O Escola Sem Bullying® e o Olweus Bullying Prevention Program® foram projetados para criar mudanças positivas no ambiente escolar, propiciando aos estudantes um convívio ético, seguro e saudável para que desenvolvam suas potencialidades e atinjam seus objetivos. Para isso, apoiam-se em um ciclo de mudanças que conta com a colaboração de todos: educadores, alunos, pais e responsáveis.   

Envolvimento da comunidade em torno do tema multiplicando o sistema preventivo.

Preparação de todo o ambiente escolar para a aplicação de métodos preventivos contra o bullying.

Envolvimento de todos os alunos por meio da leitura dos livros paradidáticos exclusivos, atividades e palestras.
Atendimentos individuais e intervenções para agressores, agredidos e espectadores.
Palestras e materiais de auxílio em procedimentos e casos de bullying.

Nosso Sistema Preventivo

O sistema preventivo da Abrace – Programas Preventivos faz parte de uma metodologia de transformação completa aplicada através do Programa Escola Sem Bullying, que combate o tema em diferentes frentes.

O suporte dado às escolas e redes de ensino é integral e envolve pesquisas para medição do índice 

de bullying escolar, cursos de capacitação para gestores e docentes, palestras para pais e alunos, 

planos de aula, livros paradidáticos exclusivos, auxílio na criação de políticas pedagógicas de 

prevenção, disponibilização de aplicativo para combater o cyberbullying e apoio na intervenção e 

mediação de casos de intimidação.

Componentes do Programa Escola Sem Bullying®

Metodologia completa
disponível em
português ou inglês.

Ferramentas e estratégias interventivas para auxiliar a comunicação entre estudantes e educadores. 

Treinamentos e capacitações
presenciais para todos
os colaboradores.

Consultorias e acompanhamento em todas as etapas do Programa junto à equipe gestora.

Livros paradidáticos
interativos bilíngues
desenvolvidos a partir de
estudos sobre o tema.

Ambiente virtual com documentos e materiais para todas as etapas do Programa.
Planos de aula: inserção da temática bullying no currículo escolar conforme a BNCC.

Encontro e apoio a
pais e educadores
como componente
fundamental do
sistema preventivo. 

Mapeamento e análise de dados para aplicação de métodos preventivos e análise de resultados.

Certificação nacional e internacional Escola Sem Bullying.

Livros Paradidáticos Escola Sem Bullying®

Os livros paradidáticos da Abrace – Programas Preventivos® foram desenvolvidos exclusivamente para o Programa Escola Sem Bullying® e a aplicação de sua metodologia. Eles foram pensados especialmente para abordar o tema em cada ano e segmento. As obras foram desenvolvidas pela Editora Abrace e são baseadas em estudos científicos a respeito do assunto, inseridos em contextos coerentes, educativos, e apropriados para cada idade. Os materiais são destinados ao Nível V da Educação Infantil até o 3° ano do Ensino Médio, segmentos em que o Programa atende.

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Nível V - Ed. Infantil

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Algumas leis brasileiras sobre bullying

Nos últimos anos, o bullying tem se tornado pauta de discussões em diferentes âmbitos da sociedade brasileira, ganhando espaço no noticiário, nas conversações cotidianas e nas reuniões escolares entre pais e mestres por suas sérias consequências. Como reflexo disso, o tema chegou à arena política e foi base para o desenvolvimento de leis que olham diretamente para essa forma de violência.

Lei 13.185/2015

Lei Federal de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying)

A Lei nº 13.185/2015 implementa o Programa Nacional de Combate à Intimidação Sistemática (bullying) em território brasileiro, delegando às escolas a responsabilidade por conscientizar os alunos sobre a questão e preparar docentes e equipes pedagógicas para prevenir e solucionar casos relacionados ao problema. Dessa forma, a medida torna obrigatória a conduta antibullying, visando que instituições de ensino de todo o país adotem medidas educativas para evitar e combater a prática.

 

As etapas do programa Escola Sem Bullying® estão em total consonância com a Lei nº 13.185/2015 ao informar estudantes, pais e educadores a respeito do bullying e suas consequências, preparando-os para lidar com a situação.

Lei 13.663/2018

Alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Aprovada em 2018, a Lei nº 13.663 age com reforço na frente de combate ao bullying dentro das instituições de ensino. Ela acrescenta ao artigo 12 da Lei n° 9.394 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) dois incisos que determinam que “todos os estabelecimentos de ensino terão como incumbência promover medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência”.

O programa Escola Sem Bullying® alinha-se à Lei nº 13.663/2018, implementando métodos multidisciplinares para confrontar a intimidação sistemática e outras formas de violência escolar.

Cyberbullying, um perigo real

A internet já é uma parte importante da vida dos brasileiros. Segundo pesquisa do IBGE, no ano de 2017, 126 milhões de pessoas utilizavam a tecnologia no país. Dá pra imaginar tanta gente assim conectada? A web abriu portas para novas formas de consumo e produção de informações, para interações instantâneas e para relacionamentos que podem ser construídos – ou destruídos – com poucos cliques.

 

Diante de tantas possibilidades, há quem navegue pelo ambiente virtual com intenções não tão boas. Ao mesmo tempo em que a internet pode trazer benefícios, também pode servir de palco para o cyberbullying, forma de intimidação, discriminação e depreciação ocorrida com o auxílio de ferramentas online.

 

Dados apontam que aproximadamente 58% dos estudantes alegam ter sido xingados ou insultados ao menos uma vez enquanto estavam navegando. Com esse cenário, é mais do que necessário dar atenção ao cyberbullying e às consequências que ele traz ao mundo real.

O uso seguro da internet para pais/responsáveis e alunos

A Abrace – Programas Preventivos® disponibiliza para download as cartilhas sobre cyberbullying para pais/responsáveis e alunos, que oferecem orientações e alternativas para a construção de um ambiente virtual mais seguro e saudável para todos.

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escolasembullying

A Rádio Tarde Nacional falou sobre o Dia Naciona A Rádio Tarde Nacional falou sobre o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, lembrado nesta última quarta-feira (7/04). A data foi instituída em 2016, cinco anos após o Massacre de Realengo. O programa conversou com o diretor da Abrace - Programas Preventivos, Benjamim Horta. Confira a entrevista na íntegra no blog da Abrace, link na bio da @abraceprogramaspreventivos#escolasembullying #prevencaoaobullying #programaescolasembullying #abraceprogramaspreventivos
O comportamento bullying, citado pela Lei Federal O comportamento bullying, citado pela Lei Federal n° 13.185/2015 como uma intimidação sistemática, tem suas consequências dolorosamente relembradas por nós hoje, dia 07 de abril. Há exatamente 10 anos, ocorria na escola municipal Tássio da Silveira, um massacre que entraria para a história da nação como um dos mais bárbaros já ocorridos. Treze vidas foram interrompidas em decorrência de uma associação de fatores, sendo o bullying um dos principais dentre eles. Aos nos lembrarmos desta tragédia e nos solidarizarmos com as vítimas e familiares, temos a oportunidade de nos perguntar: como sistematizar a paz, e não a violência? Um dia de lembrança certamente é importante, porém não suficiente. Precisamos saber que, todos os dias, milhares de estudantes em todo o mundo são vítimas desta forma de violência e, portanto, nosso esforço preventivo precisa ser diário. Que nossa empatia produza frutos de mudança, e que essa mudança seja sólida e duradoura, resultando em ambientes escolares transformados e transformadores.
Juntos podemos acabar com o bullying. #escolasembullying #abraceprogramaspreventivos #bullying #prevencaoaobullying #dianacionaldecombateaobullying
O Programa Escola Sem Bullying possui livros parad O Programa Escola Sem Bullying possui livros paradidáticos exclusivos para aplicação do Programa (do nível 5 - Educação infantil ao 3° ano do Ensino Médio) agora nas versões português e inglês, para implementação do Programa em formato bilíngue. 💕 #escolasembullying #abraceprogramaspreventivos #prevencaoaobullying
“Há uma relação entre a alegria necessária à atividade educativa e a esperança. A esperança de que professor e aluno juntos podemos aprender, ensinar, inquietar-nos, produzir e juntos igualmente resistir aos obstáculos à nossa alegria." Paulo Freire
Sabemos que muitos são os desafios e dúvidas e Sabemos que muitos são os desafios e dúvidas em relação a dinâmica do bullying que, embora antiga, tem sido vista como um problema sério em instituições de ensino.Mas como é possível saber se o seu filho está sofrendo bullying (ou cyberbullying, principalmente neste período de pandemia), e quais são as atitudes que podem ser tomadas?Existem vários sinais e comportamentos que podem indicar que seu filho está sofrendo bullying. Fique atento a alguns deles:1. Desculpas para evitar a escola ou qualquer coisa relacionada a instituição, evitando contato inclusive com amigos.2. Mudança de apetite para mais ou para menos, principalmente se o estudante não se comportava desta maneira antes.3. Mudança drástica na vida social ou rotina de amizades, passando de poucos para quase ou nenhum colega. Em alguns casos, não quer relacionamento nem com os antigos amigos.Mas o que os pais das vítimas de bullying devem fazer?1. Não peça para que o jovem ignore o comportamento. Valorize caso o aluno tenha contado sobre a situação. Deixe claro que juntos irão resolver o problema.2. Ajude seu filho a expressar os sentimentos: auxilie-o a contar exatamente o que está acontecendo. Reforce que ele tem o direito de ser respeitado em qualquer lugar.3. Fale com a escola: se o caso estiver envolvendo um aluno da mesma instituição, entre em contato com a escola. Explique o que acontece e peça ajuda para resolver o caso. Em caso de cyberbullying,  acione as autoridades e utilize as ferramentas de bloqueio de mensagens e políticas de denúncias sobre violência na internet.4. Ajude seu filho a virar “o jogo”. Pais e responsáveis devem estar em alerta máximo para padrões prejudiciais de pensamentos dos jovens. “Na adolescência, podemos ficar presos nesse pensamento que tendencia para baixo. Pode ficar tudo muito difícil, muito rápido.”É complicado manter a calma quando se descobre que um filho sofre bullying, mas fique calmo.
Acompanhe de perto até que tudo esteja resolvido e o seu filho não sofra mais com este tipo comportamento.#escolasembullying #abraceprogramaspreventivos #bullying #prevencaoaobullying
Wooho! Tem site novinho no ar! Se você quer sabe Wooho! Tem site novinho no ar! Se você quer saber como o Programa Escola Sem Bullying funciona, acesse aqui! 😉escolasembullying.com.br #escolasembullying #abraceprogramaspreventivos #bullying #internetsembullying
Espectador de bullying é alguém que testemunha Espectador de bullying é alguém que testemunha a prática do bullying, seja pessoalmente ou online.
 
Quando os jovens estão envolvidos na prática do bullying, eles podem desempenhar papeis muitos diferentes dentro dessa situação.Observar o bullying acontecer é sempre perturbador e afeta também os espectadores, ou seja, aqueles que presenciam o bullying.
 
Espectadores têm o potencial de fazer uma diferença positiva em uma situação de bullying.Uma atitude pode mudar a vida de alguém que está sendo intimidado. Jovens que sofrem bullying e são defendidos e apoiados por seus colegas ficam menos ansiosos e deprimidos do que aqueles que não o são.
 
Há muitas coisas que os espectadores de bullying podem fazer para ajudar:
* Questione o comportamento: coisas simples, como mudar de assunto ou perguntar sobre a atitude, podem mudar o foco;
* Use o humor para dizer algo engraçado e redirecionar a conversa;
* Não participe da situação. Dar risada, comentar com outros sobre o que aconteceu apenas dissemina a prática do bullying;
* Saia de perto, quando pessoas que praticam bullying não têm plateia, costumam perder forças e incentivo para fazê-lo.
* Faça companhia para a pessoa que é o alvo do bullying para ajudar a difundir possíveis interações;
* Fale com a pessoa que foi intimidada e diga que você não concorda e se importa com ela.
* Conte sobre o que está acontecendo para uma pessoa de confiança e que possa ajudar;
* Incentive a pessoa que sofre bullying a também buscar ajuda e contar sobre o que tem passado.
 
Na implementação do Programa Escola Sem Bullying nas escolas, sempre enfatizamos a importância que os espectadores têm em relação à dinâmica do bullying. Trazê-los a consciência de que não fazer nada a respeito, é tornar-se um coparticipante daquele tipo de agressão.Educadores podem ajudar os jovens a aprender a ser mais do que apenas espectadores, ensinando a respeito de ética e moral. Estratégias para atender às necessidades de cada um do alunos na escola também podem ajudar a evitar o bullying e ter resultados positivos para todos. #escolasembullying #bullying #abraceprogramaspreventivos
Em 2015, foi sancionada a Lei 13.185/2015 que inst Em 2015, foi sancionada a Lei 13.185/2015 que instituiu Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) em todo o território nacional. A Lei obrigada escolas, clubes, agremiações a adotarem medidas de combate e prevenção ao bullying.O projeto determina que seja feita a capacitação de docentes e equipes pedagógicas para implementar ações de prevenção e solução do problema, instituindo campanhas de conscientização para alunos, educadores, pais e responsáveis.A Lei ainda estabelece que ainda sejam realizadas campanhas educativas e recursos que forneçam assistência psicológica, social e jurídica às vítimas e aos agressores.••Por que é importante que a escola implemente programas de prevenção ao bullying?••O bullying tem sido visto por muitos como um rito de passagem entre crianças e adolescentes. Mas este tipo de situação não é uma parte normal da infância e agora é considerado apropriadamente um sério problema de saúde pública.Ser intimidado durante a infância e a adolescência tem sido associado a efeitos psicológicos a longo prazo, como depressão, ansiedade e abuso de álcool e drogas na vida adulta.O Programa Escola Sem Bullying está em total consonância com a Lei 13.185/2015, e dispõe de uma metodologia desenvolvida em parceria com a do Olweus Bullying Prevention Program. Inclui todos os recursos necessários para o apoio às escolas, alunos, pais e/ou responsáveis e comunidade.Um estudo publicado na Revista Internacional de Prevenção ao Bullying, mostra que o Olweus Bullying Prevention Programa (OBPP) foi efetivo na redução de várias formas de bullying, sendo considerado o Programa com metodologia mais eficaz nesta área.O estudo que durou três anos, envolvendo mais de 30 mil alunos de 95 escolas, e concluiu que:
• O OBPP foi bem sucedido na redução de todas as formas de bullying;
• Os efeitos foram significativos em todos os segmentos pesquisados;
• O êxito do programa foram muito similares para os ambos os sexos, e ainda mais eficazes quando aplicados a longo prazo.A metodologia do OBPP está no Brasil e é aplicado junto ao brasileiro Programa Escola Sem Bullying.
Bullying é um conjunto de comportamentos agressi Bullying é um conjunto de comportamentos agressivos, intencionais e repetitivos, expressados por um ou por vários alunos contra outros, que acontecem em uma relação desigual de poder ou força física em alunos que têm dificuldade em se defender. (Olweus)Já o cyberbullying envolve esses comportamentos expressos através de computadores, celulares e outros aparelhos eletrônicos.O bullying ocorre sem motivação evidente, causando dor, angústia, sofrimentos, insegurança e desequilíbrio psicológico, com graves repercussões para a saúde mental e para o desenvolvimento biopsicossocial dos envolvidos.Esse hábito condenável muitas vezes é confundido como parte do processo de crescimento do ser humano e, por isso, é ignorado. Entretanto, a cada dia aumentam as estatísticas de consequências graves decorridas da prática do bullying.De acordo com pesquisa realizada pelo IBGE, dois em cada dez estudantes brasileiros de 13 a 15 anos admitem praticar bullying com os colegas.Dados apontam que aproximadamente 58% dos estudantes alegam ter sido xingados ou insultados ao menos uma vez enquanto estavam utilizando a internet. 

Acesse mais conteúdos sobre bullying em: www.abraceprogramaspreventivos.com.br/blog #bullying #cyberbullying #escolasembullying #abraceprogramaspreventivos #internetsembullying
O bullying não é um fenômeno novo, mas, à medi O bullying não é um fenômeno novo, mas, à medida que o comportamento é estudado, ele se traz importantes pontos a serem discutidos. Um grupo em especial está chamando a atenção de médicos e pesquisadores que alertam aos pais de que as relações na infância podem não ser tão inofensivas como muitos acreditam. Acesse o conteúdo: https://cutt.ly/Oo8xzEf #escolasembullying escolasembullying #abraceprogramaspreventivos #bullying #bullyingentreirmaos
Já baixou as cartilhas de prevenção ao cyberbul Já baixou as cartilhas de prevenção ao cyberbullying do Programa Escola Sem Bullying? Disponibilizamos dois materiais para utilização segura da internet para alunos e para pais e responsáveis! Lá você encontrará dicas de prevenção e como proceder caso isso esteja acontecendo com alguém que você conhece! Acesse o link do site da Abrace - Programas Preventivos www.abraceprogramaspreventicos.com.br e vá até o rodapé da página! Juntos podemos acabar com o cyberbullying! #escolasembullying #bullying #cyberbullying #abraceprogramaspreventivos #internetsembullying
O momento é delicado, mas é possível torná-lo O momento é delicado, mas é possível torná-lo melhor! 🙏 Confira o conteúdo! Link na bio! #escolasembullying #internetsembullying #abraceprogramaspreventivos #cyberbullying #bullying
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Somos especialistas em prevenção e combate ao bullying escolar. Trabalhamos para melhorar as relações interpessoais nas instituições de ensino por meio de um sistema preventivo contra o bullying.

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O Jardim da Amizade

Nível V - Ed. Infantil

 “O Jardim da Amizade” ensina a respeito das diferenças de forma lúdica, e relaciona o cuidado com a essência da vida, sensibilizando alunos sobre as características que tornam o ser humano único. Com linguagem acessível, a autora enfatiza a importância e o valor das amizades.

Autor: Karine Vargas Horta
Editora: Abrace
Ano: 2018

As Aventuras de Bia

1º ano - Fundamental I
Bia é acostumada com a vida na cidade grande. Até que, um dia, parte em uma viagem inesquecível para conhecer as belezas do campo! Acompanhe Bia, sua prima Júlia e vários amigos em um lindo passeio pela natureza, com direito a pomar, lagoa e muitos bichos na fazenda. Chegou a hora da aventura!

Autor: Benjamim Horta
Editora: Abrace
Ano: 2018

Nino e os Amigos da Floresta

2° ano – Fundamental I
Em uma floresta muito bela, animais se divertiam e brincavam o dia todo. Entre eles, Nino, um ratinho muito habilidoso. Apesar de muito esperto, ele precisava tomar cuidado com a onça pintada, que gostava de mandar em todos e decidia tudo por lá. Nino parecia pequeno e frágil, mas era mais corajoso do que a onça imaginava. Embarque nessa aventura com o ratinho e descubra o valor das verdadeiras amizades.

Autor: Benjamim Horta
Editora: Abrace
Ano: 2018

Bernardo, Sofia e a Escola Sem Bullying

3° ano – Fundamental I
Bernardo e Sofia tinham uma linda amizade. Eram alegres e adoravam desenhar. Mas, um dia, começaram a ficar tristes e sem vontade de ir para a aula. Até que algo inesperado acontece, fazendo com que eles ficassem ainda mais unidos contra um problema que incomoda muitos alunos. Junte-se a eles nesta história e descubra também a solução para uma escola muito mais feliz.

Autor: Benjamim Horta
Editora: Abrace
Ano: 2018

c

4º ano - Ensino Fundamental I
João, um futuro astronauta, enfrenta diariamente o desafio vividos por muitos estudantes na escola: o bullying. Sua inteligência e seu modo de ser chamam a atenção de colegas que insistem em persegui-lo. Mas, ao longo de sua jornada, ele utiliza a inteligência e sensibilidade para lidar com o problema de uma maneira surpreendente. Embarque com João nesta viagem extraordinária!
Autor: Benjamim Horta Editora: Abrace Ano: 2019

O segredo de Artur

5° ano – Fundamental I
Artur é um menino muito especial que guarda um segredo mais especial ainda. Neste livro, você vai descobrir os mistérios da vida de Artur e as suas muitas histórias a respeito de sua família, escola e amigos. Junte-se a nós nessa incrível jornada de descobertas.

Autor: Benjamim Horta
Editora: Abrace
Ano: 2018

Meu Nome é Pedro

6° ano – Fundamental II
Quando os pais conseguem emprego em outra cidade, Pedro é obrigado a recomeçar. Porém, na nova escola, tem de enfrentar antigos problemas. Como um disco furado, a história se repete: colegas começam a rir e debochar de seu físico. Em meio ao constrangimento, Pedro faz uma descoberta – essas maldades têm nome: bullying. A partir daí, o menino acuado embarca em uma aventura de enfrentamentos, revelações, amizades improváveis e amor.

Autor: Benjamim Horta
Editora: Abrace
Ano: 2018

Meu Nome é Ana

7° ano – Fundamental II
No livro “Meu Nome é Pedro”, você conheceu Ana. Agora chegou a hora de mergulhar na mente dessa aprendiz de poetisa! Através dos olhos de Ana, acompanhe descobertas da adolescência, conflitos causados pelo bullying e o nascimento de uma linda história de amor.
Autor: Benjamim Horta Editora: Abrace Ano: 2018

Cyberbullying: além dos muros da escola

8° ano – Fundamental II
O bullying na internet é um dos tipos de bullying mais devastadores para os adolescentes. Com o uso das novas tecnologias, esta modalidade de violência tem crescido cada vez mais e feito parte da vida de milhares de estudantes. Além dos muros da escola conta a história de vários alunos que sofreram cyberbullying, e de como agiram em decorrência das graves situações em que viveram. A obra ainda indica e ajuda alunos mostrando direitos e deveres de crianças e adolescentes em casos como estes.
Autor: Benjamim Horta Editora: Abrace Ano: 2018

A beleza está nos olhos de quem lê

9° ano – Fundamental II
Depois de 1944, a vida de Júlio nunca mais seria a mesma. Desafiado pela Segunda Guerra Mundial, ele decide mudar o rumo de sua própria história em função de um bem maior: resgatar o senso de humanidade roubado pelas mãos dos nazistas. Em maio a tudo isso, ele faz amigos leais e descobre não só a imensidão da saudade, mas também todos os motivos pelos quais ele deve se manter vivo.
Autor: Benjamim Horta Editora: Abrace Ano: 2018

Entre o Mar e as Estrelas

1° ano - Ensino Médio
“Entre o mar e as estrelas” tem o objetivo de trazer a reflexão a respeito dos agentes envolvidos na dinâmica do bullying por meio de uma história emocionante, que expõe a fragilidade da nossa existência.
Autor: Benjamim Horta Editora: Abrace Ano: 2019

Submundo em mim

2° ano - Ensino Médio
Há muitos submundos em cada um de nós. Navegar dentro de cada um deles é imprescindível para identificar quem somos, e como podemos lidar com tudo que nos norteia. Submundo em mim traz à tona uma reflexão a respeito do desconhecido e escondido que nos aflige, nos indaga e nos faz pensar a respeito de nossas atitudes.
Autor: Benjamim Horta Editora: Abrace Ano: 2020

Bullying, Ética e Direitos Humanos

3° ano - Ensino Médio
O bullying é um fenômeno que deixa sérias marcas na vida de crianças e adolescentes. Infelizmente temos visto cada vez mais desses atos de violência na sociedade. O desafio para conter este quadro é grande, mas a jornada é possível. Este livro mostra como o respeito aos Direitos Humanos, somados à conscientização ética e moral, pode influenciar nosso comportamento desde a infância até a vida adulta. Para criamos o futuro que desejamos, precisaremos decidir agora como vamos lidar com o bullying: pelo caminho da educação, que pensa o problema de forma preventiva, ou pelo viés das consequências, que são inevitáveis quando se trata deste assunto. Bullying, Ética e Direitos Humanos lança um convite inicial à construção de relações éticas e humanas, que valorizem o próximo e suas diferenças. Uma reflexão obrigatória para o desenvolvimento saudável de uma juventude com poder transformador.
Autor: Benjamim Horta e Euclides José Vargas Neto Editora: Abrace Ano: 2016

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