Ouça a entrevista na íntegra: https://audios.ebc.com.br/2a/2a7f74a00365debfe9da6de2240d1691.mp3
7 de abril é o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola. Para refletir sobre esse problema recorrente, principalmente no ambiente escolar, o Nacional Jovem conversou com Benjamim Horta, especialista em prevenção ao bullying, criador do Programa Escola Sem Bullying e diretor-geral da Abrace – Programas Preventivos.
“Muitas vezes o bullying pode ser confundido com outros comportamentos que acontecem na escola, tais como: conflitos e desentendimentos. Porém o bullying é um comportamento repetitivo, agressivo e intencional. E nessa dinâmica, o estudante que a sofre apresenta dificuldades de se defender. Não é brincadeira, é um apelido negativo que expõe algo no outro”, ressalta ele, que é também filósofo, pedagogo e escritor.
Outra coisa que o especialista destaca é que o bullying raramente é provocado por uma só pessoa e sim como um fenômeno grupal. E que, este é um problema que ninguém resolve sozinho. “É preciso recorrer a um adulto, um professor ou alguém que possa nos ajudar nessa intervenção”, esclarece o professor.
Fonte: Rádio EBC