Lançamento do Programa Escola Sem Bullying 2019 em unidades Escola SEB Dom Bosco de Curitiba/PR, e o Dia Nacional de Combate ao Bullying.

Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência Escolar

 

O dia 07 de abril, instituído como o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência Escolar, é uma data marcada pelo massacre ocorrido em Realengo/RJ, em 2011, quando 12 adolescentes tiveram suas vidas brutalmente interrompidas.

 

A data nos possibilita refletir sobre o crescimento do fenômeno bullying nas instituições de ensino e suas diversas consequências biopsicossociais, principalmente entre estudantes que, quando inseridos em um ambiente escolar têm, diariamente, a oportunidade de, além dos conteúdos curriculares, aprender a conviver, questão fundamental para o desenvolvimento como cidadãos – e fato muitas vezes negligenciado em um contexto cada vez mais competitivo e seletivo.

 

O dia ainda oportuniza a conscientização a respeito deste comportamento que aflige diariamente milhares de estudantes brasileiros, incluindo os próprios praticantes, que encontram na violência uma forma de expressar demandas internas.

 

Implementação do Programa Escola Sem Bullying 2019 em todas as unidades Escola SEB Dom Bosco de Curitiba/PR.

 

Com uma proposta de reflexão a respeito do tema e de melhores práticas preventivas, a Abrace – Programas Preventivos promoveu esta semana uma série de encontros com pais e responsáveis de todas as unidades das Escolas SEB Dom Bosco, em Curitiba/PR. Com uma participação representativa, foi possível perceber nas famílias o engajamento e interesse em todas as etapas que compõem o Programa Escola Sem Bullying.

 

Nos encontros, pais esclareceram suas dúvidas, compartilharam boas práticas, além de debaterem a respeito do cyberbullying, forma de bullying – que tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Para os pais do Ensino Fundamental I foi realizado o lançamento do livro O Garoto que Construiu um Foguete (12° título produzido pela Abrace para o Programa Escola Sem Bullying), momento em que apresentamos a história do personagem João, e como o reforço da empatia foi fundamental para solucionar o bullying sofrido por ele na história.

 

Nós, da Abrace agradecemos a todos aqueles que têm cooperado e apoiado o nosso trabalho em diversos estados brasileiros, disseminando em suas comunidades escolares uma cultura antibullying.

 

Gostaríamos também de reforçar os principais sinais de alerta apresentados por uma possível vítima de bullying. Eles são fundamentais na identificação de alunos nesta situação, possibilitando uma intervenção rápida e assertiva:

 

1. Mudanças no comportamento habitual;
2. Resistência para ir à escola ou para atividades com colegas;
3. Queda inexplicável nas notas;
4. Hematomas e ferimentos sem explicação;
5. Roupas rasgadas ou materiais danificados;
6. Dor de cabeça, dor no estômago e outros sintomas inexplicáveis;
7. Insônia, pesadelos ou sono em excesso;
8. Evita os colegas e agrupamentos sociais na escola;
10. Evita atividades extracurriculares;
11. Apresenta comportamento triste ou depressivo;
12. Evita falar sobre a escola.
13. Conversas de cunho suicida ou abando de atividades das quais gostavam.

 

Caso lembre-se de algum estudante ao ler estes sinais, não hesite em se mostrar disponível e perguntar, com clareza, se ele(a) tem enfrentado problemas relacionados a bullying. Caso a resposta seja afirmativa, procure imediatamente a escola, apresentando as informações obtidas do estudante, para que juntos busquem uma solução eficaz.

 

O bullying prejudica toda a nossa sociedade, portanto, lutar contra este fenômeno é um dever de todos.

 

Fonte: Redação Equipe Abrace – Programas Preventivos

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Compartilhar:

Artigos relacionados

7 de abril de 2024
Abrir bate-papo
Olá! Como podemos ajudá-lo?