O Livro “Bullying, Ética e Direitos Humanos” do Programa Escola Sem Bullying® da Abrace – Programas Preventivos é destaque para o Ensino Médio na conscientização do bullying.
O livro foi desenvolvido pelo Filósofo, Pedagogo e especialista em Direitos Humanos Benjamim Horta, e o Advogado Euclides Vargas, a fim de abordar os aspectos filosóficos, éticos e de relações humanas, além do Guia Jurídico sobre bullying e suas implicações legais.
Falar a respeito o bullying escolar para o Ensino Médio é muito mais que conscientizar os alunos sobre a problemática. É preciso desconstruir o tema com o objetivo de levantar questões que dizem respeito não somente ao que é certo e errado, mas sim ao que é ético, moral, e de como estas questões podem nos ajudar a criar uma consciência humana em relação aos comportamentos aplicados em sociedade, e assim, um futuro consciente e de pessoas saudáveis emocionalmente.
O livro que possui 232 páginas explica o bullying escolar de forma clara, objetiva e aborda sinais perceptíveis àqueles que são vítimas, espectadores e agressores. A obra ainda instrui cada um dos públicos em como agir diante deste problema, além de dicas, sinais de alerta e uma abordagem pedagógica, leve, e instrutiva sobre o bullying. Definições sobre ética e moral são também são abordadas, e indicam um novo modo de pensar a respeito das relações do dia-a-dia, trazendo à tona oportunidades de reflexão diante de um assunto tão sério e de graves consequências.
A obra destaca um Guia jurídico sobre o bullying e suas implicações legais, e informa sobre os procedimentos quanto a recente questão da Lei 13.185 – Programa de Combate à Intimidação Sistemática Bullying, além de todos os outros aspectos do ordenamento jurídico brasileiro sobre este tema, incluindo Estatuto da Criança e do Adolescente, o bullying e as infrações criminais do direito comum e na legislação especial, responsabilidade das instituições e pessoas envolvidas no bullying, entre outros.
Compre o livro aqui.
Sobre o bullying
O bullying não diz respeito somente à agressão física – 89% dos alunos entrevistados em pesquisa da Abrace – Programas Preventivos, por exemplo, acham que apelidos pejorativos não caracterizam bullying. Na verdade, o fenômeno é um conjunto de comportamentos agressivos, intencionais e repetitivos, praticados por um ou mais alunos contra um outro, dentro de uma relação desigual de poder ou força física.
Este tipo de violência traz diversos problemas para os jovens, comprometendo seu desenvolvimento biopsicossocial. Dor, angústia, sofrimento, insegurança e desequilíbrio psicológico são algumas das consequências, afetando diretamente o processo de ensino e aprendizagem.
Conscientizar, prevenir e apoiar: as diversas frentes do Programa Escola Sem Bullying®
O combate ao bullying escolar envolve várias frentes de ação. Por isso a Abrace Programas Preventivos criou o Programa “Escola Sem Bullying®”, um programa interdisciplinar que conta com pesquisas, cursos de capacitação, palestras, planos de aula, livros paradidáticos, políticas pedagógicas de prevenção, aplicativo para combate ao cyberbullying e apoio na intervenção e mediação de casos de bullying. É um programa completo que oferece todo o suporte às escolas para que o bullying se transforme em uma página virada na vida de alunos e professores.
Benjamim Horta, diretor da Abrace Programas Preventivos, destaca que o programa conta com uma importante análise de resultados: “após o Escola Sem Bullying, 98% dos alunos contam que se sentiram mais à vontade para denunciar agressões. Os professores também apontam maior interesse e motivação dos alunos depois da inserção de práticas de prevenção no dia a dia”, relata. “Nós promovemos a transformação do ambiente escolar. Não queremos apenas aplicar o programa, queremos instaurar uma cultura de paz, reduzindo os índices de bullying nas instituições, auxiliando alunos e educadores”, reforça Benjamim, que finaliza com um dado muito positivo: “94% das crianças e adolescentes que participaram do programa não sofrem mais bullying na escola”.
O Programa Escola Sem Bullying® possui livros exclusivos desenvolvidos pela Editora Abrace especialmente para a aplicação do projeto nas instituições. As obras fazem parte de uma metodologia pensada por uma equipe de especialistas no assunto para a prevenção e combate ao bullying de forma sistemática.
Os paradidáticos da Abrace – Programas Preventivos são disponibilizados através da implementação do Programa Escola Sem Bullying® e têm sido aperfeiçoados e modificados a cada edição, portanto, os paradidáticos não são revendidos em livrarias, sites paralelos ou quaisquer outros meios.
Sinopse: “O bullying é um fenômeno que deixa sérias marcas na vida de crianças e adolescentes. Infelizmente temos visto cada vez mais desses atos de violência na sociedade. O desafio para conter este quadro é grande, mas a jornada é possível. Este livro mostra como o respeito aos Direitos Humanos, somados à conscientização ética e moral, pode influenciar nosso comportamento desde a infância até a vida adulta. Para criamos o futuro que desejamos, precisaremos decidir agora como vamos lidar com o bullying: pelo caminho da educação, que pensa o problema de forma preventiva, ou pelo viés das consequências, que são inevitáveis quando se trata deste assunto. Bullying, Ética e Direitos Humanos lança um convite inicial à construção de relações éticas e humanas, que valorizem o próximo e suas diferenças. Uma reflexão obrigatória para o desenvolvimento saudável de uma juventude com poder transformador.”