A escola deve ser um lugar agradável para todos os estudantes e, sofrer bullying não pode ser considerado normal ou um rito de passagem nesta e em nenhuma outra fase da vida. Preocupar-se com críticas por quem você é, como a cor do cabelo, jeito de falar, se comportar – que não se pode controlar ou mudar – certamente é algo muito triste e desafiador, principalmente na adolescência.
Se você é adolescente, fique atento às dicas que separamos para ajudá-lo no combate ao bullying:
1. Saiba quem você é
Se você ainda está conhecendo quem é, do que gosta, saiba que todos os jovens da sua idade devem fazer isso e até descobrir coisas novas a respeito de si, no entanto, não tente ser algo que você não é porque acha que outras pessoas vão gostar mais de você. Seja você mesmo, as pessoas precisam gostar de você por aquilo que você é!
2. Escolha seus amigos com sabedoria
A bondade e o amor contagiam! Cerque-se de pessoas agradáveis e que falem a respeito de coisas boas e, por isso, também fique longe de fofocas, elas não trazem benefício algum, muito pelo contrário! Ser amigável com os outros é uma das qualidades mais interessantes que um ser humano por ter. Ser gentil e saber receber gentilezas pode mudar a vida de muitas pessoas.
3. Seja aquele que ajuda
Caso você perceba a prática de algum tipo de bullying, procure ter empatia. Ajudar àqueles que sofrem, ou que se sentem isolados, excluídos e criticados pode fazer toda a diferença. Apenas um sorriso pode ajudar a elevar o espírito de alguém.
4. Controle a sua mente
É difícil não ouvir quando alguém está lhe dizendo que há algo errado com você, seja seu cabelo, sua camiseta ou suas notas, portanto, é importante cuidar de seus pensamentos e lembrar-se de errados são aqueles que ofendem – você é perfeito do jeito que é. A confiança começa de dentro pra fora.
5. Acredite que tudo vai melhorar
Quando tudo parecer que deu errado, lembre-se de que a escola não dura para sempre, nada dura para sempre. Daqui a pouco tudo muda e as coisas ficarão melhores!